31.5.06

Hamlahak

"East Timor in the grip of machete gang war "


Entretanto, "Guterres anuncia envio de missão para Timor" (Portugal Diario-31.5), o que dadas as circunstâncias parece aconselhável. O que seria ainda mais recomendável era que ele próprio se deslocasse àquele país, agregando outros peritos na matéria - p. e., padre Melícias, Fernando Neves, Peres Metelo, Jorge Sampaio- e, após detalhada observação, apresentassem aos timorenses e aos portugueses um desassombrado relatório com a avaliação da presente situação e as perspectivas que o futuro apresenta. Podiam, desde logo, se as perspectivas permitirem chegar tão longe, desenhar o enquadramento relativo à preparação e realização das eleições de 2007.

crisdovale

30.5.06

Fazendo o caminho

"Estou aqui para aprender mais"



crisdovale

Boa vista

amandar umas caneladas



crisdovale

29.5.06

Acabando ele



A história do deficit - durante décadas a fio acompanhada da do "empréstimo" - continua, tranquilamente, a ser a história das finanças portuguesas.
Já Rodrigues Sampaio (1806-1882), numa tirada memorável, que apanhava a essência da coisa, clamou perante o parlamento:

"Quase me chego a assustar de que acabe o défice entre nós, com medo de que, acabando ele, acabe o sistema parlamentar"


bvtana

Esta névoa


Lisboa



Esta névoa sobre a cidade, o rio,
as gaivotas doutros dias, barcos, gente
apressada ou com o tempo todo para perder,
esta névoa onde começa a luz de Lisboa,
rosa e limão sobre o Tejo, esta luz de água,
nada mais quero de degrau em degrau.


Eugénio de Andrade


crisdovale

"...muito triste, preocupado e apreensivo"

«Na sua opinião, foram "a insatisfação generalizada" da população, devida à "falta de emprego, de dinheiro e de pão para a boca", e a "frustração das expectativas de mudança em relação ao Congresso da FRETILIN" que, "aliadas à tensão", conduziram à actual situação.»
(...)
«Estas acusações voltaram hoje à ordem do dia quando, a propósito de uma manifestação exigindo a demissão de Alkatiri, o bispo de Díli, Ricardo da Silva, afirmou: "É evidente que o povo não gosta dele (Alkatiri)".
Questionado sobre esta afirmação, Basílio do Nascimento afirmou: "D. Ricardo tem uma certa razão. E não é só ele que o diz, são todos os timorenses e toda a gente de bom senso".»

(...)
«Sobre o regresso a Timor-Leste de forças estrangeiras, o bispo de Baucau disse não querer fazer comentários, sobretudo por não estar no país para avaliar a situação em primeira mão, mas considerou que a grandeza da força australiana lhe parece excessiva.
"Só Díli é que está numa situação de caos . Cinco navios, 1.300 homens" Não sei se não é um bocado desproporcional", afirmou.
Basílio do Nascimento recusou, no entanto, fazer quaisquer comentários às análises que apontam os interesses petrolíferos australianos como centrais no envio de uma tão grande força, limitando-se a observar: "Gostaria que fosse apenas um gesto de ajuda".»

(Lusa-29.5)


Confirmando através de D. Basílio do Nascimento as causas das coisas, tira-se ,talvez, da sua "tristeza, preocupação e apreensão" a fina percepção de que o futuro timorense pode vir a acontecer sob a "protecção australiana".
A Austrália, que um dia ocupou a ilha para vir depois a ser varrida pela trágica invasão do Japão, pode, mais de meio século depois, acabar por suceder a Portugal e à Indonésia na "administração", de facto, de Timor Leste.
Sob a égide da ONU, provavelmente.
Uma coisa a História registará: as "elites" governamentais e politicas timorenses trabalharam incansavelmente para isso.

crisdovale

Directamente

A torturante incubação do MIC, se revela o que sempre se adivinhou acerca do episódio - que ninguém, entre promotores e putativos destinatários, liga ao assunto – exibe, ainda assim, uma simpática faceta castiça, muito própria dos lusos: o amor pela tertúlia que, a par daqueloutro pelo bacalhau de cebolada, leva directamente à pândega.

guidosarrasa

28.5.06

À flor da água


"Return in peace to the ocean, my love
I, too, am part of that ocean, my love"

Walt Whitman



guido sarrasa

Como natureza

"a propter vitam, vivende perdere causas"


"(...) Minha tese é, portanto, a seguinte:
a própria perfeição com que o século XIX organizou certas esferas da vida é a origem do facto de que as massas beneficiárias não a considerem como organização, mas como natureza.

Assim se explica e se define o absurdo estado de ânimo que essas massas revelam:
não se preocupam com nada além de seu bem-estar e ao mesmo tempo não são solidárias com as causas desse bem-estar.

Como não vêem nas vantagens da civilização uma invenção e uma construção prodigiosas, que só podem ser mantidas com grandes esforços e cuidados, acham que seu papel se resume em exigi-las peremptoriamente, como se fossem direitos naturais. (...) "

J. Ortega y Gasset


bventana

Myself


"... Como de costume, Mario Vargas Llosa di-lo melhor que ninguém.

I consider myself a liberal. I know many people who are liberals, and many more who are not. But, throughout a career that is beginning to be a long one, I have not known a single neoliberal.What does a neoliberal stand for? What is a neoliberal against? In contrast with Marxism, or the various kinds of fascism, true liberalism does not constitute a dogma, a closed and self-sufficient ideology with prefabricated responses to all social problems. Rather, liberalism is a doctrine that, beyond a relatively simple and clear combination of basic principles structured around a defense of political and economic liberty (that is, of democracy and the free market), welcomes a great variety of tendencies and hues. What it has not included until now, nor will it include in the future, is that caricature furnished by its enemies with the nickname neoliberal.

A "neo" is someone who pretends to be something, someone who is at the same time inside and outside of something. It is an elusive hybrid, a straw man set up without ever identifying a specific value, idea, regime, or doctrine. To say "neoliberal" is the same as saying "semiliberal" or "pseudoliberal." It is pure nonsense. One is either in favor of liberty or against it, but one cannot be semi-in-favor or pseudo-in-favor of liberty, just as one cannot be "semipregnant," "semiliving," or "semidead."

The term has not been invented to express a conceptual reality, but rather, as a corrosive weapon of derision. It has been designed to devalue semantically the doctrine of liberalism. And it is liberalism - more than any other doctrine - that symbolizes the extraordinary advances that liberty has made in the long course of human civilization."

Via Johan Norberg

- por HFerreira @ 00:15
(in insurgente)


crisdovale

26.5.06

O ordenamento de relações


“Ser pedra é fácil, difícil é ser vidro”
proverbio chinês



guido sarrasa

Em fundo

"Timor lembra o conceito de "Estado falhado", diz Jorge Miranda. O conceito de "Estado falhado" ( como na Serra leoa, Somália, Libéria ou Sudão) reúne um conjunto de critérios que mostra a incapacidade do Governo central de controlar a maioria do território."
(...)
Xanana retirou o comando das forças de segurança a Alkatiri, com o apoio de Ramos Horta. Polémica constitucional com desagregação do Estado timorense em fundo."(Adelino Gomes)
Publico-26.5


"Mas se as coisas ficam fora de controlo, e claramente que isso ocorreu , e a ajuda internacional é necessária, então os que estão a fornecer essa ajuda têm o direito de pedir a quem estão a ajudar que garantam que no futuro a gover nação do país não permite que isto aconteça", afirmou (John Howard- PM australiano)"
Lusa-26.5


crisdovale

Ao fim e ao cabo


A liberdade, ao fim e ao cabo, não é senão a capacidade de viver com as consequências das próprias decisões.
James Mullen



guido sarrasa

25.5.06

Noticias do mundo

"Je réalise mon rêve. Je rentre à la maison (...). J'espère apporter une grande joie aux supporteurs du Benfica", a déclaré le joueur... présent au stade de la Luz à Lisbonne."
(Le Monde-25.5)


bventana

Água turva


"... Eles fingem que são sérios e o Estado finge que os apanha. Como dizia Salazar, está, afinal, tudo certo e não podia ser de outra maneira."



crisdovale

Estava lá tudo

"...Em retrospectiva, como qualquer observador do que se passa em Timor-Leste sabe, nada de significativo foi feito para os solucionar.
Sugiro a leitura, aqui, dos sucessivos parágrafos de assessment ao longo do texto. Literalmente, está lá tudo.
Tudo."
(in bloguitica)


crisdovale

Os intemporais

"A razão porque os fantasmas abandonaram os velhos castelos da Escócia é porque as pessoas deixaram de acreditar neles "
Gilbert Keith Chesterton



guido sarrasa

Para adivinhar o enigma



(...) Mas para adivinhar o enigma e ouvir a voz da inacessível solidão tem de se ter bem presente que “em ribeiro grande saltar de trás.”



guido sarrasa

O código





" Talvez seja como Napoleão. Quando lhe perguntaram se ele descendia da nobre família Buonaparte de Florença, ele respondeu:
«Não sou descendente. Sou antepassado.» "


Gore Vidal





cristovao do vale

24.5.06

Para se contraminarem

Silhueta de pirata nostálgico, tesourando o chão a passadas sonâmbulas"
Raul Brandão


"Assim pensavam os monstros sagrados de Vailland, o militar Laclos, o aventureiro Casanova, Gallois, o matemático, o cardeal de Bernis e essoutro de que ninguém fala, Louvet de Couvray, alma e corpo de Faublas - todos, em suma, libertinos no moderno sentido da palavra, que tinham do mundo uma concepção progressiva, fria e experimental e que viam na contradição das regras e dos interesses a boa oportunidade de se aplicar um conjunto de azares e de golpes meditados com destino a minar e render a praça inimiga. Assim pensava, e muito antes deles, o português D. Luis da Cunha (1662-1740), autor das Instruções a Marco António de Azevedo Coutinho, breviário racionalista para uso de todo o bom governante, em que se faz testamento solene de muitas regras do grando jogo, os respectivos interesses e alianças, e se fala dos <<subterrâneos por onde estas se pretendem conseguir para se contraminarem>>.
Minar, contraminar... No desenho do esquema está o êxito da partida."


José Cardoso Pires



brventana

E no regresso vinham todos

As surpresas anunciadas


crisdovale

A proveniência do destino

Quando a própria eurodeputada Ana Gomes tem esta percepção das coisas (via Lusa: http://intranet.ring.gov.pt/noticias/bd_lusa_noticia.asp?id=583073&modo=4) , isso quer dizer que a realidade, nua e crua , emergiu, já sem disfarces possíveis.

crisdovale

Carrilho

Passados que foram 7 meses das eleições autárquicas, Manuel Maria Carrilho reaparece.

Durante 7 meses, Carrilho, vereador na câmara de Lisboa, esteve sempre calado. Calado ou ausente. Carrilho não cumpriu o seu dever de representar (mesmo na oposição) os seus eleitores. Nunca fez uma proposta. Não se lhe conhece uma intervenção, uma tomada de posição sobre Lisboa ou em defesa dos lisboetas.

A única intervenção que se conhece ao primeiro vereador socialista eleito em Lisboa durante todos os 7 meses foi a sua ausência numa votação de uma proposta numa reunião da CML em que faltou, viabilizando assim uma iniciativa da maioria.

Durante todos os 7 meses do mandato em Lisboa o partido socialista tem tentado gerir a participação (ou falta dela) de Carrilho de modo a que esta não fosse, ao menos, fagilizadora para o PS. De facto, Carrilho tem sido sempre um ser à parte dos restantes vereadores do PS na câmara de Lisboa.

Agora Carrilho, passados 7 meses, volta a aparecer. Com um livro sobre a campanha eleitoral autárquica. Carrilho está doente. Obcecado. Ficou traumatizado. A derrota, de que ainda não recuperou, feriu a sua imensa vaidade.


Eusébio Furtado

Técnico de parabéns





A origem do Instituto Superior Técnico remonta ao Instituto Industrial e Comercial de Lisboa, criado na segunda metade do século XIX, no qual se formavam os engenheiros industriais. A esta instituição de ensino concorreu Alfredo Bensaúde para o lugar de professor da Cadeira de Mineralogia e Geologia em 1884. Em 1892, Bensaúde propôs uma profunda reforma, enunciando as deficiências verificadas no ensino técnico superior português. As suas sugestões, de forte pendor crítico, acabaram por ser rejeitadas pela própria comissão de reorganização do ensino à qual pertencia. O modelo estrutural que defendeu, fruto da sua experiência na Alemanha, onde se doutorou, serviria no entanto de base ao novo Instituto Superior Técnico, criado após a instauração da República.

Manuel de Brito Camacho, Ministro do Fomento, reconheceu a personalidade empreendedora de Bensaúde, convidando-o no final de 1910 para Director do futuro IST, o qual resultaria da extinção do Instituto Industrial e Comercial de Lisboa e sua divisão no Instituto Superior Técnico e no Instituto Superior de Comércio. Foram cinco os cursos de Engenharia inicialmente leccionados no IST — Minas, Civil, Mecânica, Electrotécnica e Químico-Industrial. Os estudos iniciavam-se com uma estrutura de carácter geral, que se completava com três anos de especialidade.

Em 1930 surge a Universidade Técnica de Lisboa, e o IST, então com cerca de 20 anos de funcionamento regular, é uma das quatro Escolas que a integra. Ao longo de toda essa década e da seguinte, a imagem dos engenheiros formados no IST foi projectada pela realização de grandes obras de engenharia, impulsionadas por Duarte Pacheco, na altura Ministro das Obras Públicas. Entre 1952 e 1972 a Comissão de Estudos de Energia Nuclear, criada no âmbito do Instituto de Alta Cultura, teve uma importante função na formação de meios humanos, levando à criação de 12 centros de estudos e agrupando um total de 14 laboratórios.

Ainda em 1970 uma nova restruturação curricular do ensino superior, denominada “Actualização dos Planos de Estudos de Engenharia nas Universidades Portuguesas”, alterou a duração do período mínimo para obtenção do grau de licenciatura de seis para cinco anos lectivos.

Durante todo este período, o IST registou um crescimento assinalável, atingindo o número de 4500 alunos em 1970/71 (um valor 16 vezes superior aos 287 alunos inscritos no ano lectivo de 1930/31). Numa perspectiva de crescimento quantitativo e qualitativo, o IST tem tido um papel activo na modernização e desenvolvimento do país, promovendo o processo de ligação entre os meios universitário e empresarial/industrial. A consolidação deste princípio está bem patente no desenvolvimento do IST no Parque de Ciência e Tecnologia de Oeiras (Taguspark), com a construção de novas instalações para expansão da Escola, nas quais as actividades lectivas foram iniciadas em 2000/2001.

O IST é ainda o mentor e impulsionador, desde a década de 80, de um conjunto de instituições que procuram actuar ao nível da interface entre a Universidade e a indústria, e que desenvolvem, entre outras, actividades de formação profissional e de investigação industrialmente orientada, .O consolidando a sua posição de grande Escola do País nas áreas de Engenharia, Ciência e Tecnologia nas suas três vertentes de actuação: Ensino, Investigação e Ligação à Sociedade.

História do IST, site do IST


Eusébio Furtado

Magia


Às vezes parava o tempo
Como um levita esquecido

Na comunhão.

Parava-o, e ficava atento,

A ver a cor do milagre

A desmaiar-lhe na mão.



Miguel Torga,
«Nihil Sibi»


bventana

Entretanto...

O mais recente relatório anual sobre disputas internacionais da Agência Central de Informações dos Estados Unidos da América (CIA) volta a incluir o contencioso de Olivença, que o direito internacional indica como território português
«Portugal não reconhece a soberania de Espanha sobre o território de Olivença, com base numa diferença de interpretação do Congresso de Viena de 1815 e do Tratado de Badajoz de 1801», lê-se no relatório da CIA.
A listagem anual da agência norte-americana é habitualmente usada como suporte de trabalho pelos órgãos de comunicação social e pelas chancelarias
(in jornal digital)


crisdovale

23.5.06

Por uma vez

Por uma vez, (na sic-noticias, 21.30)um politico português, Ângelo Correia, mostrou conhecer a história de Timor, saber o que se está a passar no território e perceber porquê.
Por cima disto, mandou, claro e sem lamechices baratas, magníficos recados aos dirigentes timorenses e ao MNE português. Foi decidido e directo, e foi-o sem ilusões balofas, referindo como coisa, ainda assim, "menor": "Alkatiri não gosta de Portugal. Conheço-o bem..."
Octávio Teixeira também esteve bem: calado e a ouvir com atenção.

crisdovale

O andar da carruagem

The Situation Is Hopeless, but Not Serious
Paul Watzlawick



«Um cenário realista para Portugal é algures entre o de país ultra-periférico e o de extensão do norte de África», os dois cenários mais pessimistas de três traçados num estudo do Instituto Técnico para a Indústria da Construção (ITIC) da AECOPS, apresentado esta terça-feira durante a sessão inaugural do ciclo de conferências da associação, no qual Medina Carreira foi orador convidado.
Dos dois cenários, que têm 2020 como horizonte temporal, «intuitivamente, diria que [Portugal] vai ficar mais para baixo. Será consoante o que se fizer nos próximos dois anos», adiantou o professor e investigador.
Para Medina Carreira, antes de «resolver os problemas da economia» Portugal deve «resolver os problemas do Estado», nomeadamente, o peso excessivo na economia, o elevado número de funcionários públicos e a despesa da Administração Central e Local, mas também ao nível estrutural, como o sistema eleitoral e político.
«Vivemos num país onde não há diversidade ideológica. Todos são social-democratas, desde o Doutor Louçã ao Doutor Ribeiro e Castro. Todos acreditam no Estado Social, querem o pleno emprego e redistribuir socialmente a riqueza, mas cada vez há menos para redistribuir», afirmou.
Perante cerca de 300 pessoas, na Feira Internacional de Lisboa, Medina Carreira criticou ainda o governo por «andar por aí a dizer que é preciso ser optimista», quando «o país precisa de saber a verdade».
E a «verdade», afirmou, é que «não vai haver dinheiro para pagar as pensões dentro de poucos anos».
«No dia em que eu vir um ministro das Finanças na televisão a dizer isto, que não vai haver dinheiro para pagar as pensões, aí eu fico optimista», ironizou.
A solução «não é fácil», admitiu, passando por corrigir com urgência, e retroactivamente, as despesas e contribuições da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações.
«Não há solução possível sem se percorrer este calvário» do descontentamento dos contribuintes, que surgirá agora ou quando «aqueles que se reformaram depois de andarem a descontar durante anos para um determinado nível de pensões não receberem o que esperam».
(Diário Digital / Lusa )


crisdovale

Algo así

"Poesía es la unión de dos palabras que uno nunca supuso que pudieran juntarse, y que forman algo así como un misterio."
Federico García Lorca



bventana

O friável diamante



O contacto amoroso, que o ciumento imagina, é o único modo em que pode representar-se com verosimilhança um conúbio de outrem que, se não indubitável, é pelo menos possível, enquanto o seu próprio é impossível



Guido Sarrasa

O " Pavão de província" *

"Faça-se de vítima, queixe-se, isso rende mais do que estar para aí com explicações."
Antonio Guterres



<< (...) Não admira que o dr. Carrilho, privado de publicidade durante sete meses, ressuscite agora com um livro ignóbil, que não merece comentário. Quer atenção e andava por aí a morrer por ela.>>
Vasco Pulido Valente (Publico-13.5)

* Carrilho segundo António Barreto


crisdovale

22.5.06

Haja calma e dê-se-lhe leite

"Talvez alguns governantes (nem todos) raramente se lembrem de que fazem parte de um governo 'socialista', para quem as pessoas têm de estar em primeiro plano"
Eduardo Prado Coelho, PÚBLICO, 22-05-2006


Trata-se, como se nota, de um teimoso resquício guterráceo. Haja calma e dê-se-lhe leite:

«Os que justificavam as suas decisões com o argumento de que as pessoas são mais importantes do que os números não podiam ignorar que são os números que determinam como, quando e em que escala as pessoas podem ser protegidas, beneficiadas e defendidas em situações de risco.
Ao aceitarem confundir a descida da taxa de juro e a estabilidade da moeda única como factores que permitiam o aumento da despesa pública, estes protagonistas políticos agravaram a dependência da sociedade portuguesa em relação aos fluxos distributivos e condenaram ao fracasso qualquer estratégia de modernização no padrão da globalização competitiva."
Joaquim Aguiar
(Fim das ilusões/Ilusões do fim)


crisdovale

Alhures

«O major Reinaldo repetiu hoje a acusação de que foi Mari Alkatiri a ordenar directamente às Forças Armadas, na pessoa do chefe de Estado Maior das Forças Armadas, Lere Anan Timor (segundo da hierarquia militar), que substituíssem a polícia nos confrontos em Díli, sem dar conhecimento ao Presidente da República, como obriga a lei orgânica das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL.) "A realidade é que o coronel Lere, sabendo que o Brigadeiro- General Taur Matan Ruak (o "número um" das Forças Armadas timorenses) estava fora do país, recebeu ordens do primeiro-ministro (") sem consultar o Presidente (Xanana Gusmão) enquanto Comandante-Supremo", referiu Alfredo Reinado.»
(Lusa-22.5)


Será que a eurodeputada Ana Gomes, que hoje aterrou em Dili para "partilhar percepções", vai ouvir a história contada pelo Major Reinaldo?
Em qualquer caso, o Presidente Xanana Gusmão conta-lhe.
A história da ultrapassagem da Galp pela Eni, essa é que tem de ir ouvi-la alhures.

crisdovale

Uma cidade de navegar


"Logo a abrir, apareces-me pousada sobre o Tejo
como uma cidade de navegar"

jose cardoso pires



bruno ventana

150 milhões e pilares do tamanho de um prédio de 30 andares: é de uivar!

"Uma verba que se situará entre 100 milhões e 150 milhões de euros deverá ser paga pelo Estado português à Norscut, consórcio dominado pelo grupo francês Eiffage a quem foi adjudicada a construção e a exploração do IP3/A24 entre Viseu e Chaves.
Em causa está um substancial desvio do traçado previsto no contrato de concessão para a zona de Vila Pouca de Aguiar, chumbado por razões ambientais, com o consequente atraso da obra e, sobretudo, a construção de um gigantesco e dispendioso viaduto sobre o vale entre as encostas das serras do Alvão e da Falperra. O viaduto, que, segundo a Norscut, é a "obra de arte mais imponente do traçado da A24 desde Viseu a Chaves", tem 1350 metros de extensão e 32 pilares de sustentação que chegam a ter a altura de um prédio de 30 andares.
Um lobo por três milhões de contos
A alteração do traçado da via e os sobrecustos associados continuam a alimentar polémica. Os chefes autárquicos regionais, e antes de todos o presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, o social-democrata Domingos Dias, preferiam a A24 a passar pela encosta nascente da serra do Alvão, uma solução que, nesta altura, está irremediavelmente ultrapassada (a inauguração do troço de Vila Pouca de Aguiar tem conclusão prevista para finais de Junho de 2007). Mesmo assim, o autarca não desiste de soltar a língua e de acusar o Estado central de, em delírio ambientalista, ter avalizado uma solução que desviou o traçado da serra do Alvão para a da Falperra, através do referido viaduto sobre o vale de Vila Pouca. Desvio feito "por causa de uma alcateia de sete lobos" que circula na zona de Vilarinho de Samardã, o que significa que a defesa de cada animal, segundo as contas do líder camarário, "fica por mais de três milhões de contos". Um exagero, pensa Domingos Dias, que roça o insulto a uma região carenciada e a um concelho cujo orçamento camarário o deixa "aflito para comprar um simples autocarro de transporte escolar"
(publico-21.5)


crisdovale

21.5.06

Deita reforma e coupé

"As reformas em Portugal são um adorno clássico do Ministério - como o correio, como os bordados da gola!
Não são uma organização do país - são um pretexto da pasta.
Todo o Ministro que entra - deita reforma e coupé. O Ministro cai - o coupé recolhe à cocheira e a reforma à gaveta.
(...)
Haveria um livro a fazer intitulado: Da fisiologia das reformas em Portugal. Há pelo menos uma definição a dar:
A reforma é uma formalidade que tem a preencher perante o país todo o Ministro - menos essencial que o coupé de aluguer e mais requerida que a farda de empréstimo!
Pedimos portanto:
Que o Ministério seja dispensado dessa formalidade.
Que ele tenha coupé de aluguer - bem: pede-o a civilização, a honra do país, a comodidade dos seus calos oficiais e os srs. correios que querem trotar!
Que ele tenha farda - pede-o a carta, a corte, a dignidade do toilette, e a necessidade de evitar que ss exas se apresentassem a el-rei de quinzena e gabão.

Mas para que se há-de exigir a um português - ainda que Ministro - que reforme? Quem lucra com isso? Ele não: que não pode alugar essa formalidade na companhia lisbonense de carruagens - nem pedi-la emprestada ao adelo da esquina.

O país também não - como sabem.
Para que se há-de exigir esse trabalho de inteligência, esse zelo de espírito, esse esforço de ciência a um pobre, a um débil, a um fortuito lusitano?
Não, não e não! Que os srs Ministros, em nome da dignidade pública sejam eximidos a essa formalidade ridícula, anacrónica, caturra - de reformar a pátria."


Ramalho Ortigão
(Farpas-1872)



bvtana

Os pingues e os cabedais

" Tem quatro séculos de existência, e começou logo com bons juros, dobrando o dinheiro em quatro anos, como se dizia na forte linguagem do tempo. No fim de cada gerência, saía-se sempre empenhado, pagando-se mais tarde, quando se podia.
Fechava-se uma série e abria-se outra. Quando a dívida flutuante, que era o recurso de cada dia, não dava para mais, consolidava-se, se alguma aragem de crédito permitia a sua consolidação."

Anselmo de Andrade, 1890

crisdovale

But Helmut and Jacques, they're not





THEY are Europe's odd couple: she, the cautious anti-communist physicist, who wants the European constitution but says economic reform can be delayed; he, the animated former Maoist turned law professor, who bangs on about economic reform but says that the constitution should be postponed. Mismatched as they may seem, Angela Merkel, the German chancellor, and José Manuel Barroso, the European Commission's president, have struck up the most important political relationship in the European Union.

(The Economist)



crisdvale

O Senhor Colon

("A descoberta da America por Colombo" de Salvador Dali)


Eventual agente secreto de D. João II, possivelmente nascido em Ibiza, terá baptizado com nomes de terras alentejanas cerca de 40 locais nas Caraíbas e morreu em 21 de Maio, há 500 anos.
Era o Senhor Colon.



guido sarrasa



Mostly cloudy

É pá, Bruno, tem calma. Espera lá aí... que as coisas da bola são complexas.

crisdovale

20.5.06

Afinal, o caminho é a descer

Ponto nº1 - A gestão de expectativas foi soberba.
Ponto nº2 - Agora só falta sairem Simão, Luisão, Quim, Micolli e Geovanni, ficando Moreto, Manduca, Marcel, Robert, Beto e Manuel Fernandes e o projecto de um "Benfica europeu" fica um brinquinho.

bruno ventana

Os intemporais

"Leitor, suponha que é um idiota. E suponha que era um membro do Congresso. Mas, já me estou a repetir."
Mark Twain


guido sarrasa

19.5.06

Até outro dia

Alkatiri, cantando uma canção, ao que parece feita para o efeito, já contabilizados os seus noventa e muitos por cento de mãos ao ar. Emocionado, e com muitas razões para o estar. Longe dele, já demasiado longe, Xanana também estará emocionado, por tantas ou mais razões. Ana Gomes, que "ama" Timor, com a chancela do amorosamente correcto, festejando na sic-noticias o quarto aniversário, com crise de "crescimento democrático", diz ela, mas também com "crescimento económico". Barbedo de Magalhães, outro dos vultos que oficialmente "ama Timor", diz que se há nuvens, e, concede, algumas pairam, a culpa e a causa, bem prensado tudo o que diz, é da Austrália e da sua sede de petróleo. Apesar de, lembra tranquilo, o mesmo país, talvez pelo gosto do paradoxo, ter tido no passado algumas acções bem"positivas".
Realidade? Foge-se dela e para a frente. Até outro dia. Até outro culpado.
Que raio de destino.

crisdovale

Luxos e sentenças


Voltou, e no seu melhor.


crsdovale

18.5.06

A nuvem e Juno

Para saber realmente o que motivou a desistência de Guterres seria preciso perguntar ao Vitor Costa. Ele sabe.
Saberemos noutra altura.


crisdovale

À bolina






" Há duas coisas que a experiência deve ensinar: a primeira é que se torna indispensável corrigir muito; a segunda é que se não deve corrigir de mais."

Eugène Delacroix



guido sarrasa

Mãos ao ar

"Díli, 18 Mai (Lusa) - José Luís Guterres, candidato à liderança da FRETILIN, vai desistir da corrida, declarou hoje o próprio à agência Lusa.
José Luís Guterres afirmou que tomou esta posição, depois dos delegados terem aprovado como método de eleição dos órgãos de liderança a votação de braço no ar, em vez de voto secreto."


crisdovale

De ver de ler

«Needed: Holistic support of Middle Eastern democracy», por Danielle Pletka
(via Bloguitica)

O êxito do Código da Vinci, por Umberto Eco.

(via o insurgente)


crisdovale

Jogando as peças

Hoje e amanhã haverá jogo de peças, com resultado importante para o futuro próximo de Timor.
Enquadrados por um desenho institucional ocidental (aportuguesado), os protagonistas, e os movimentos que ensaiam, não se libertaram naturalmente de outras leis e de outras maneiras, que são as suas.
Que interpretação poderá ter o afastamento do (discreta e diplomaticamente) "preferido" de Portugal (Alkatiri) de Xanana Gusmão?
E a voz da Igreja, dura com Alkatiri, e o apoio de Lobato, inequívoco, ao mesmo PM?
E os elogios do Presidente Xanana a um militar, todavia "auto-excluido da cadeia de comando", que, por sua vez, aponta uma actuação ao PM que, pelo melhor, se situa na raia da inconstitucionalidade?
China, Indonésia, Portugal e Austrália (menos) parecem seguir os acontecimentos serena e recatadamente, como compete.
E como é de costume nestas coisas, só um bom tempo depois de hoje e amanhã serão conhecidas as razões por que hoje e amanhã foram assim.

crisdovale

O nome da casa


Sua Majestade Imperial visitou o Sr. Alexandre Herculano. O facto em si é inteiramente incontestável. Todos sobre ele estão acordes, e a História tranquila.
No que, porém, as opiniões radicalmente divergem - é acerca do lugar em que se realizou a visita do Imperador brasileiro ao historiador português.
O "Diário de Notícias" diz que o Imperador foi à mansão do Sr. Herculano.
O "Diário Popular", ao contrário, afirma que o Imperador foi ao retiro do homem eminente que...
O Sr. Silva Túlio, porém, declara que o Imperador foi ao Tugúrio de Herculano; (ainda que linhas depois se contradiz, confessando que o Imperador esteve realmente na Tebaida do ilustre historiador que...)
Uma correspondência para um jornal do Porto afiança que o Imperador foi ao aprisco do grande, etc.
Outra vem todavia que sustenta que o Imperador foi ao abrigo desse que...
Alguns jornais de Lisboa, por seu turno, ensinam que Sua Majestade foi ao Albergue daquele que...
Outros, contudo, sustentam que Sua Majestade foi à solidão do eminente vulto que...
E um último mantém que o imperante foi ao exílio do venerando cidadão que...
Ora, no meio disto, uma coisa terrível se nos afigura: é que Sua Majestade se esqueceu de ir simplesmente a casa do Sr. Alexandre Herculano!

Eça de Queirós


crsdovale

17.5.06

Sans doute toutefois

Depois da "expulsão" no jogo com o Chelsea, do penalty perdoado no estádio da Luz e do golo do Milan que não contou,
"....L'arbitre aurait sans doute toutefois dû laisser l'avantage aux Catalans, Giuly ayant dans la suite logique de l'action propulsé le ballon dans la cage vide... "
(Le Monde)


crisdovale

A devida atenção ao Major

Atmosfera densa em Dili, com dois apontamentos a registar: a manifestação clara de apoio a Alkatiri por parte de Rogério Lobato, que vinha dando sinais muito ambíguos quanto à sua posição no braço de ferro em curso; as declarações politicamente devastadoras para o Primeiro Ministro serena e detalhadamente feitas pelo Major Reinaldo (alvo de recentes e rasgados elogios de Xanana Gusmão) :

" O primeiro-ministro timorense ordenou directament e às Forças Armadas para substituírem a polícia nos confrontos em Díli, em finai s de Abril, sem dar conhecimento ao Presidente da República, acusou hoje o major Reinado, denunciando a "inconstitucionalidade da decisão".
Nos dias 28 e 29 de Abril uma manifestação de militares contestatários contra o seu afastamento do Exército degenerou em confrontos violentos com efect ivos das Forças Armadas que provocaram oficialmente cinco mortos e dezenas de fe ridos.
"Tudo foi ordenado por Mari Alkatiri, o próprio primeiro-ministro, e eu fui testemunha ocular do processo" de decisão, disse à Agência Lusa o major Alf redo Reinado, comandante da Polícia Militar, actualmente acantonado na região de Aileu com cerca de 20 outros militares que abandonaram a cadeia de comando.
Fontes da Presidência da República confirmaram hoje à Agência Lusa não ter havido nenhum encontro entre o Presidente da República, Xanana Gusmão, e o p rimeiro-ministro, Mari Alkatiri, no qual tenha sido abordada a possibilidade de intervenção das Falintil - Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) De acordo com a Lei Orgânica das F-FDTL, as Forças Armadas só podem aux iliar as forças policiais após a declaração de um estado de crise, "declarada pe lo governo em concertação com o Presidente da República" (Lusa-17.5)


De notar o tom pouco "cordato" (nomeadamente para a Presidência da República) da tentativa de dar uma aparência de normalidade ao sucedido por parte do gabinete do Primeiro Ministro:

" O ga binete do primeiro-ministro, contactado também pela Agência Lusa, recusou-se a c omentar a acusação de "ilegalidade" lançado pelo major Reinado. Fonte governamental que pediu para não ser citada defendeu em contacto com a Agência Lusa que o primeiro-ministro não é forçado pela lei e pela Constit uição a requerer por escrito à Presidência da República a autorização para o rec urso às forças militares." (lusa-17.5)

A reter, cada vez com mais atenção, a trajectória do Major Alfredo Reinaldo, que fonte muito bem colocada considera "estar muito acima de todos os outros protagonistas da actualidade timorense, em termos intelectuais, profissionais e de carácter."


crisdovale

Sem ter em conta a opinião das respectivas populações


O bispo de Baucau rompeu ontem o silêncio da Igreja Católica acerca da crise que se vive em Timor-Leste para acusar o Governo, liderado por Mari Alkatiri, de estar a actuar sem ter em conta a opinião das respectivas populações.
(....)
"O que eu me interrogo é como é que problema institucional, militar e restrito foi empolado até se transformar num problema nacional."
(in DN-17.5)

crisdovale

Com um milhão de votos

"O dirigente socialista Manuel Alegre convocou os apoiantes da sua candidatura presidencial que integram informalmente o Movimento Intervenção e Cidadania (MIC) para uma reunião no próximo dia 27, com o objectivo de oficializar aquele movimento."
(Diario Digital-17.5)



Que hei-de eu fazer deste saco com um milhão de votos?

Devia ter falado com o Joaquim Ferreira do Amaral.


crsdovale

Mesmo as boas


"Nas nossas democracias a ânsia da maioria dos mortais é alcançar em sete linhas o louvor do jornal.
Para se conquistarem essas sete linhas benditas, os homens praticam todas as acções - mesmo as boas.
(...) Para aparecerem no jornal, há assassinos que assassinam.
(...) O jornal exerce todas as funções do defunto Satanás, de quem herdou a ubiquidade; e é não só o pai da mentira, mas o pai da discórdia. "

Eça de Queiroz

bventana

16.5.06

"Everything in this world has a hidden meaning" *



"…when he shall die
Take him and cut him out in little stars,
And he will make the face of heaven so fine
That all the world will be in love with night
And pay no worship to the garish sun"


William Shakespeare

( Nikos Kazantzakis*)


crisdovale

Reality Show

À atenção dos amantes das teorias da conspiração...


crisdovale

Nuvem negra

ANÍBAL ÀS PORTAS: Fernando Santos já está em segundo lugar no inquérito on-line de "A Bola", destinado a preparar o terreno. Não esmoreceremos! Todos a Canas!
posted by FNV on 11:42 AM #
(in MarSalgado)


crisdovale

Prepared to wound but not to strike

Gordon Brown may huff and puff, but Tony Blair will not be booted from office like Margaret Thatcher

crisdovale

15.5.06

Porque não ?

"É preciso dar oportunidade à ousadia e ao risco, de modo a que o gosto pelo êxito supere o medo do fracasso”


"(...) Cavaco Silva desafiou a direcção desta associação empresarial, que tem como objectivo integrar uma rede de empresas inovadoras, a criar, sob o patrocínio do Presidente da República, um conselho para a globalização no seu seio.

«Seria um conselho constituído por personalidades e líderes empresariai s nacionais e estrangeiros, com conhecimento e experiência da economia global», acrescentou, definindo três «grandes objectivos» para este novo órgão da COTEC.

«Contribuir para a compreensão e a divulgação do fenómeno da globalização e das suas implicações» foi o primeiro desses objectivos enumerados por Cavaco Silva, que referiu que o novo órgão da COTEC deve também criar em Portugal um «sentido de urgência para as mudanças necessárias ao sucesso no mundo globalizado» e «mobilizar energias».

Finalmente, o conselho proposto pelo Presidente da República deve «criar e estreitar laços entre líderes de empresas internacionais e de empresas portuguesas com ambição de vencer e dar mais visibilidade económica a Portugal».

Para Cavaco Silva, é necessário apostar na inovação - que «é a chave do sucesso», sublinhou -, criar «um enquadramento favorável à disseminação do conhecimento, das tecnologias e das melhores práticas» e incluir a «formação para o empreendedorismo» nos currículos das escolas, universidades e associações empres ariais.

«O empreendedorismo não nasce de geração espontânea. Esta é uma das mudanças mais importantes que temos de introduzir no nosso País: apostar na formação como vector decisivo do desenvolvimento», salientou, apontando a «responsabilidade especial» das universidades neste domínio.

A este respeito, o Presidente da República considerou necessário enfrentar «o problema de governação» das universidades portuguesas.

Depois, prosseguiu, as empresas «devem pensar em novos mercados» e «alargar o seu campo de acção» e a «comunidade de investidores», sendo também necessária «uma administração pública ágil, célere e transparente», bem como «uma justiça eficiente e credível».

«Outros países, como a Holanda, a Áustria, a Dinamarca, a Finlândia ou a Irlanda, estão a aproveitar bem as vantagens da globalização. Se outros conseguiram, porque não há-de Portugal conseguir também?», questionou o Chefe de Estado.

É ainda necessário, acrescentou, «mobilizar os autarcas», além das escolas, institutos e universidades, para promover a competitividade e inovação.

«Não está nas nossas mãos travar o movimento da globalização, mas está ao nosso alcance tudo fazer para aproveitar as oportunidades que ela oferece. Insisto, é uma tarefa de todos: governo, parceiros sociais, sociedade civil, empresas, cidadãos», vincou, salientando que «o sucesso no mundo global é a condição» para a recuperação da economia nacional."
Diário Digital / Lusa

crisdovale

Raio de Luz

Quim, Luisão, Karagounis, Petit, Simão, Nuno Gomes, Mantorras , (mais os sub-21) Manuel Fernandes e Nelson.
Afinal....


brunoventana

Contagem decrescente para Alkatiri

Em Timor, vai ganhando forma a prevalência de uma linha protagonizada por José Luis Guterres/Abel Ximenes, que conta com a expectativa (pelo menos) benevolente da Igreja, de Xanana Gusmão, de Ramos Horta e, ainda, a do verdadeiro power broker deste xadrez, Rogério Lobato.
Tudo indica que, com o congresso da Fretilin, vai consumar-se uma profunda recomposição do poder politico em Timor, que passará a ter Abel Ximenes como primeiro-ministro.


crisdovale

De ver, de ler

Tirania da distância


crisdovale

Princípios sumos


"De cinta era fina, e no andar, um tudo-nada flexuoso, punha um dengue tão involuntário que se quedava em requebro natural, promissor de temperamento. Pertencia em suma à classe de mulheres que, a começar pelo corpo e a acabar pela alma, se tornam amantes perfeitas. lianças com elas jamais se rompem. Quem as ama, ama-as até à morte. Quando desaparecem, deixam inextinguível braseiro. É que deram com a sua carne a beber o filtro que não perdoa, onde se concentraram meiguice e enliçamento animal, princípios sumos da voluptuosidade criadora."

Aquilino Ribeiro

guido sarrasa

Há cem anos

"Humberto Delgado nasceu há cem anos"
in Diário Digital

... e então?!


B. Pinheiro

Sinais

Primeiro foi Jorge Sampaio. Nomeado representante do actual presidente da república para o representar na tomada de posse do presidente da Costa Rica.

Agora Maria Barroso. Nomeada para o conselho das ordens honoríficas nacionais.

Jorge Sampaio é ex-presidente. Maria Barroso é mulher do também ex-presidente Mário Soares.

Este é um sinal de modernidade. Muito comum nos Estados Unidos da América e frequente em alguns países europeus, agora também em Portugal, pela mão de Cavaco Silva, antigos presidentes são chamados a funções de representação, colocando o prestígio acumulado ao serviço de Portugal.


Manuel S. Carneiro

"If I am deposed I won't back you"

Close allies of Tony Blair say that he has warned Gordon Brown he will not endorse him as his successor if he is "deposed" as Prime Minister before he is ready to stand down.
Mr Blair is said to have issued the threat last week after Mr Brown recalled the way Margaret Thatcher was forced out by her own party in 1990. "Remember that when Margaret Thatcher left, it was unstable, it was disorderly and it was undignified," the Chancellor told GMTV.
According to allies, the Prime Minister viewed Mr Brown's remarks as a "naked threat" to force him out of office. One said: "It was communicated to Gordon that if Tony was deposed, he and his supporters would not support Gordon as the next leader."
Blairites deny they plan to put up a rival candidate against Mr Brown, the overwhelming front-runner to succeed Mr Blair. Yesterday friends of John Reid, the Blairite Home Secretary, dismissed reports that he was canvassing support for a leadership bid.
(The Independent-15.5)


crisdovale

Vacas em Lisboa


B. Pinheiro

14.5.06

AFINSA, Sampaio e Martins da Cruz

A Afinsa foi fundada por um português há muito radicado em Espanha - Albertino de Figueiredo.

Este português, que parece, mais do que português ou coleccionador, ser um burlão, foi condecorado pelo então presidente Jorge Sampaio...

Esta empresa, que afinal não era mais que um instrumento de burla tinha como alto colaborador o ex-ministro de Durão Barroso - António Martins da Cruz...


B. Pinheiro

From whence we came









All of us have in our veins the exact same percentage of salt in our blood that exists in the ocean, and, therefore, we have salt in our blood, in our sweat, in our tears. We are tied to the ocean. And when we go back to the sea - whether it is to sail or to watch it - we are going back from whence we came.


John F. Kennedy,
Speech given at Newport at the dinner before the America's Cup Races, September 1962



crisdovale

O triângulo das Bermudas

Poser une question qui ne se pose pas est le plus sûr moyen de prouver qu'elle se pose.
François Mitterrand


La clarté dans la confusion*


*(l´Aventure c´est l´aventure)

crisdovale

Reloj deten tu camino


Reloj no marques las horas
porque voy a enloquecer
ella se ira para siempre
cuando amanezca otra vez
Nomas nos queda esta noche
para vivir nuestro amor
y tu tic-tac me recuerda
mi irremediable dolor
Reloj deten tu camino
porque mi vida se apaga
ella es la estrella
que alumbra mi ser
yo sin su amor no soy nada
Deten el tiempo enn tus manos
haz esta noche perpetua
para que nunca se vaya de mi
para que nunca amanezca


guidosarrasa

13.5.06

Mais do que eu queria

Disse mais do que queria dizer ou entendeu mais do que eu queria que entendesse
William Shakespeare


guido sarrasa

Mostly cloudy




Prime Minister John Howard has defended his decision to put two navy warships on standby without consulting the East Timor government.



crisdovale

O líder da facção contestatária vai manter a ordem no país, a pedido

"O Presidente de Timor-Leste, Xanana Gusmão, pediu hoje ao líder da facção militar contestatária estacionada em Aileu, o major Alfredo Reinado, que mantenha a ordem no país. No final do encontro, o militar garantiu que iria “tentar fazer a diferença” em Timor-Leste."
(Publico-13,5)



crisdovale

Um livro ignóbil

"Faça-se de vítima, queixe-se, isso rende mais do que estar para aí com explicações."
Antonio Guterres


<< (...) Não admira que o dr. Carrilho, privado de publicidade durante sete meses, ressuscite agora com um livro ignóbil, que não merece comentário. Quer atenção e andava por aí a morrer por ela.>>

Vasco Pulido Valente (Publico-13.5)

crisdovale

Confissão

Escreve (no DN de 13.5) a brilhante e desassombrada ( e belíssima) Fernanda Câncio:

<<(...) Numa reescrita da história que não é mais que um exercício confrangedor de autopiedade, Carrilho deve ter relegado ao olvido esta conclusão, por acaso sua: " A diabolização dos media é uma confissão de impotência, é mais uma maneira de uma pessoa dizer que não gosta do mundo em que vive". Chame-lhe os nomes que quiser.>>


cristovaodovale

Chirac, Villepin, Nietzsche, ou as descargas de arcabuz de margem para margem

"Porque é que, na maior parte das vezes, os homens na vida quotidiana dizem a verdade? Certamente, não porque um deus proibiu mentir. Mas sim, em primeiro lugar, porque é mais cómodo, pois a mentira exige invenção, dissimulação e memória. Por isso Swift diz: «Quem conta uma mentira raramente se apercebe do pesado fardo que toma sobre si; é que, para manter uma mentira, tem de inventar outras vinte». Em seguida, porque, em circunstâncias simples, é vantajoso dizer directamente: quero isto, fiz aquilo, e outras coisas parecidas; portanto, porque a via da obrigação e da autoridade é mais segura que a do ardil. Se uma criança, porém, tiver sido educada em circunstâncias domésticas complicadas, então maneja a mentira com a mesma naturalidade e diz, involuntariamente, sempre aquilo que corresponde ao seu interesse; um sentido da verdade, uma repugnância ante a mentira em si, são-lhe completamente estranhos e inacessíveis, e, portanto, ela mente com toda a inocência." Friedrich Nietzsche



Villepin pris à son piège


crisdovale

Nós por cá, todos bem



METTERE LA CODA DOVE NON VA IL CAPO:
Os italianos não acharam graça às escutas telefónicas nas quais se mostra que dirigentes da Juventus escolhem os árbitros. Não sei porquê. Em certos países, nada prova que um árbitro escolhido por um dirigente beneficie, intencionalmente, o clube desse dirigente. É preciso prová-lo cientificamente.
posted by FNV on 12:24 PM #
in Mar Salgado


crisdovale

O que se está a passar é muito sério



SOBRE A SEPARAÇÃO DE PODERES (II)

[752] -- A autarquia de Santo Tirso interpôs uma providência cautelar, alegando que o despacho do ministro da Saúde que determina o fecho dos blocos de partos poderia lesar de forma irreversível os direitos, liberdades e garantias dos munícipes, argumentos que o tribunal aceitou (TSF, 12.5.2006).
Um tribunal aceitar o argumento de que o fecho dos blocos de partos pode lesar de forma irreversível os direitos, liberdades e garantias é, no mínimo, caricato. É caricato, mas não dá vontade de rir. O que se está a passar é muito sério. Na prática, o poder judicial está a colocar em causa uma decisão política.

Trato de superpotência






" (...) Putin, que Ieltsin escolheu como quem provasse melões, depois de ter experimentado três outros primeiros-ministros, herdou um país empobrecido e descontente, desconfiado do mercado, que se sente humilhado pelo Ocidente, tão triste que faz poucos filhos, xenófobo e nostágico das grandezas passadas.

O novo czar agarrou o poder: passou a nomear os governadores civis que antes eram eleitos; oligarcas dados à política foram presos e julgados à má-fila ou exilaram-se; a maioria dos jornais e televisões é controlada pelo Kremlin; se a Rússia não recebesse trato de superpotência, a repressão na Tchetchénia já teria dado azo a mandados de captura do Tribunal de Haia.
Há cinco anos, George Bush gostou da alma de Putin (que lhe viu nos olhos). Esse tempo passou. Há dias, na Lituânia, Dick Cheney verberou a Rússia por desrespeito pelos direitos do homem - antes de voar para a Ásia Central, reforçar laços com tiranos abjectos que exportam petróleo. Cujo preço subiu tanto que Putin pode subornar o seu povo e ignorar críticas de fora - cada vez mais raras porque poucos europeus se querem zangar com o grande fornecedor de energia. Entre falta de resistência democrática dos russos, desunião europeia e inépcia da Administração Bush, a Rússia está a voltar a ser um vizinho incómodo."

José Cutileiro (Expresso-13.5)

crisdovale

12.5.06

Que saiba reconhecer as ocasiões


"A fortuna é coisa boa quando nas mãos de um homem que queira fazer grandes coisas e cujo espírito e virtudes sejam tais que saiba reconhecer as ocasiões que se lhe oferecem"
Maquiavel


bruno ventana

A prumo contra o costado dos penitentes


"Mari Alkatiri afasta demissão e diz que «Dilli é mais segura do que Lisboa»"

(o Independente-12.5)

Que tal, então, Lisboa pedir ajuda, em forma de forças de segurança, a Dili?
Temporária.
Só até equilibrar.


crisdovale

11.5.06

Outra vez

“Está finalmente na posse de todos os seus defeitos”
A. Malraux


Em vez de ficar a roer a sua derrota num círculo restrito de indefectíveis, que os terá, o candidato Carrilho tornou a exibir hoje, por livro e por entrevista a Judite de Sousa, o feixe de aptidões que o levaram ao fundo.
A campanha não foi um acidente, ele é mesmo assim.
Mostrou-se outra vez. Foi pena.

cristovaodovale

Royal Straight Flush

"Importante é o movimento errado no momento certo"
(E. G. Robinson in "the Cincinnati Kid")

guido sarrasa

De todos os tempos



Com a devida vénia ao Atento, um recuerdo de uma das melhores equipas de futebol de todos os tempos.

(Ganhou o Campeonato Nacional sem derrotas. Em toda a história do futebol nacional só uma outra equipa, também do SLB, liderada por John Mortimore, conseguiu terminar o campenato sem qualquer derrota)

bruno ventana

O peso de um quilo

"Timor-LesteGoverno distribui arroz para incitar regresso das montanhas
( Agência Lusa Díli, 11 Ma)i
O governo timorense começou a distribuir arroz em Díli para atrair de volta à capital os habitantes fugidos para as montanhas após confrontos entre ex-militares, civis e forças de segurança, disse hoje à Agência Lusa um responsável da administração local. A Direcção Nacional da Administração do Território, da estrutura do Ministério da Justiça, coordena a distribuição de arroz, atribuindo um quilo por pessoa."

crsdovale

Raio de luz

"Laurent Robert a caminho do Glasgow Rangers"
(A Bola-11.5)


Sugestão para amanhã: "Moreto a caminho do PSV-Eindhoven"


bventana

E os mais velhos também

O mitinho apareceu solto, aos galões, na Sábado.
E constata:"A malta jovem adora-me"


crisdovale

Da cor dos olhos de quem olha


Alentejo


A luz que te ilumina,
Terra da cor dos olhos de quem olha!

A paz que se adivinha

Na tua solidão
Que nenhuma mesquinha
Condição

Pode compreender e povoar!

O mistério da tua imensidão

Onde o tempo caminha

Sem chegar!...


miguel torga
Sousel, 20 de Outubro de 1974


brvtana

Nos ânimos reflexivos

"Manuel Maria Carrilho apresenta na quinta-feira um livro que promete causar polémica nos meios políticos e comunicação social."(diario digital)


Como dizia o nosso excelente Camilo, "estas miudezas podem enfastiar os espíritos frívolos; mas para mim tenho que os menores episódios das vidas, predestinadas a grandes destinos, são factos ponderáveis nos ânimos reflexivos."


crisdovale

10.5.06

Que a coma também

"President George W Bush has been encouraging his younger brother Jeb to run for the White House."
(Sky News)


Diante desta ideia em forma de papo de anjo, só nos vem à memória o dito do sobrinho bacharel ao tio egresso:

"Salve-se numa arca, meu tio. De bichos leve só galinhas, coma e durma; e, se tiver pomba, que mandar à descoberta do mundo velho, dou-lhe de conselho que a coma também."


crsdovale

Jubila-te da memória



E por que haverias de querer minha alma
Na tua cama?
Disse palavras líquidas, deleitosas, ásperas
Mas não menti gozo prazer lascívia
Nem omiti que a alma está além, buscando
Aquele Outro. E te repito: por que haverias
De querer minha alma na tua cama?
Jubila-te da memória de coitos e de acertos.
Ou tenta-me de novo. Obriga-me.


Hilda Hist


cristdovale

Sombras e camelos

... notarão que os pretos são as sombras e os brancos é que são os camelos verdadeiros.

guidosarrasa

Revestidos de marroquim escarlate

"Era ele, de todos os homens que conheci, o mais complexamente civilizado — ou, antes, aquele que se munira da mais vasta soma de civilização material, ornamental e intelectual.

Nesse palácio (floridamente chamado o Jasmineiro) que seu pai, também Jacinto, construíra sobre uma honesta casa do século XVII, assoalhada a pinho e branqueada a cal — existia, creio eu, tudo quanto para bem do espírito ou da matéria os homens têm criado, através da incerteza e dor, desde que abandonaram o vale feliz de Septa-Sindu, a Terra das Águas Fáceis, o doce país ariano.

A biblioteca — que em duas salas, amplas e claras como praças, forrava as paredes, inteiramente, desde os tapetes de Caramânia até ao tecto, donde, alternadamente, através de cristais, o sol e a electricidade vertiam uma luz estudiosa e calma — continha vinte e cinco mil volumes, instalados em ébano, magnificamente revestidos de marroquim escarlate.

Só sistemas filosóficos (e com justa prudência, para poupar espaço, o bibliotecário apenas coleccionara os que irreconciliavelmente se contradizem) havia mil e oitocentos e dezassete!

Uma tarde que eu desejava copiar um ditame de Adam Smith, percorri, buscando este economista ao longo das estantes, oito metros de economia política!

Assim se achava formidavelmente abastecido o meu amigo Jacinto de todas as obras essenciais da inteligência — e mesmo da estupidez.

E o único inconveniente deste monumental armazém do saber era que todo aquele que lá penetrava, inevitavelmente lá adormecia, por causa das poltronas, que, providas de finas pranchas móveis para sustentar o livro, o charuto, o lápis das notas, a taça de café, ofereciam ainda uma combinação oscilante e flácida de almofadas, onde o corpo encontrava logo, para mal do espírito, a doçura, a profundidade e a paz estirada de um leito."


Eça de Queirós


bvtana

9.5.06

Es lo que es

La verdad es lo que es
y sigue siendo verdad,
aunque se piense al revés"

Antonio Machado


Como foi recordado em artigo do Expresso de 11.3, "o moderno paradigma da politica cientifica e tecnológica e o da politica de inovação foram introduzidos em Portugal nos governos de Cavaco Silva."
Virá a talhe de foice precisar que esse decisivo salto qualitativo da história da politica de C&T em Portugal foi concretizado pela visão e trabalho persistente de, entre outros, Luis Valente de Oliveira, José Pedro Sucena Paiva, Manuel Fernandes Thomaz, Mendes Mourão, Carlos Salema, Fernando Gonçalves, Henrique Diz, Jorge Alves, Félix Ribeiro, João Caraça, António Xavier e Manuel Carrondo.
No momento em que o actual Primeiro-Minstro pretende, com entusiasmo, promover um novo impulso nesta área crucial para o desenvolvimento do país, é saudável, ao olhar para a frente, conhecer os passos e as gentes que levaram a cabo os anteriores progressos.


crsdovale

De ver, de ler

"O dia da Europa visto por um europeu pouco europês, isto é, sem rebuços de revisionismo histórico estalinista"-

by JAM 5/09/2006 10:41:00 AM

(in tempo que passa)



crisdovale

Nunca a dei por bem traduzida


"(...) A doçura que mete na alma a vista refrigerante de uma jovem seara do Ribatejo nos primeiros dias de Abril, ondulando lascivamente com a brisa temperada da Primavera, - a amenidade bucólica de um campo minhoto de milho, à hora da rega, por meados de Agosto, a ver-se-lhe pular os caules com a água que lhe anda por pé, e à roda as carvalheiras classicamente desposadas com a vide coberta de racimos pretos - são ambos esses quadros de uma põesia tão graciosa e cheia de mimo, que nunca a dei por bem traduzida nos melhores versos de Teócrito ou de Virgílio, nas melhores prosas de Gessner ou de Rodrigues Lobo."

Almeida Garret


Guido Sarrasa

Os macacos do jardim zoológico animam-se

Os macacos do Jardim Zoológico animam-se. Com a Primavera, aumenta (muito) a expectativa de uma visita do Divino. E ele é muito patusco.


guido sarrasa

Há pequenas impressões finas como um cabelo

... elas aparecem já no estado adulto e prontas a procriar.


guido sarrasa

Pra nada

Depois do que se passou no congresso do CDS-PP, facilmente se retira a conclusão que mais valia não se ter realizado a referida reunião partidária.

Ribeiro e Castro acabou por saír ainda mais fragilizado. Disputou a liderança com o rapaz João Almeida - um jovem imberbe, foi derrotado por Pires de Lima na eleição do Conselho Nacional, a oposição interna é agora uma verdadeira tendência, o grupo parlamentar do PP é o braço armado dessa oposição.


Eusébio Furtado

Ainda lá estão

No dia 16 de Março, aqui, chamei a atenção para o facto de Suzana Toscano e David Justino, se encontrarem numa posição insustentável, acumulando a sua condição de assessores de Cavaco Silva, com a de participantes no blog "Quarta República".

Passados 2 meses sobre esse alerta, aparentemente ainda lá se encontram... De duas uma: ou eastarão para sofrer um valente puxão de orelhas, ou ninguém dá conta que este blog existe...


Eusébio Furtado

Malveira da Serra






Não terá aceite proposta do Real Madrid porque.....



bruno ventana

De ver, de ler



"O 'velho' de Belém e o 'jovem' de São Bento», por Francisco Almeida Leite (
CORTA-FITAS, 8.5.2006)."
(Via Bloguitica)


crisdovale

a sabedoria do destino



No fundo, a sabedoria do destino é a nossa própria. Porque a acompanhamos com uma consciência incessante daquilo que, no fundo, nos é permitido fazer. Podemos estar sujeitos a algumas tentações mas nunca nos enganamos. Agimos sempre no sentido do destino. As duas coisas formam uma só.
Quem se engana é porque ainda não compreende o seu destino. Quer dizer, não compreende qual a resultante de todo o seu passado - o qual lhe indica o futuro. Mas quer o compreenda ou não, indica-lho à mesma. Cada vida é aquilo que devia ser.
Cesare Pavese


bruno ventana

1944-2006

A morte / conta-se / vivendo
G. Ungaretti




" Professor catedrático de Bioquímica da Universidade Nova de Lisboa, António Xavier foi fundador e o primeiro presidente do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB), cargo que ocupou de 1986 a 1998.
Doutorado pela Universidade de Oxford, em 1972, António Xavier publicou mais de 220 artigos científicos ao longo da sua carreira e era considerado um dos mais conceituados investigadores na sua área em Portugal.
Membro da Academia das Ciências desde 1988, Xavier tinha sido nomeado para receber este ano a Eurobic Medal, um prestigiada distinção internacional no campo da bioquímica, atribuída de dois em dois anos a investigadores de reconhecido mérito. A atribuição da medalha deveria acontecer no início do próximo mês de Julho"
(in publico-8.5)


Um dos portugueses mais brilhantes da sua geração.


bruno ventana